domingo, 8 de agosto de 2010

Sr./a Administrador/a

A propósito da divulgação da Sintra Revista Municipal, depois de uma atenta leitura da mesma, ao comparar com as muitas faltas nos mais variados aspectos, sobretudo em equipamentos, em que a freguesia de S. Pedro sai sempre fortemente penalizada, parece ser de todo o interesse a divulgação deste meu comentário, deixo ao critério do administrador/a.
 
SINTRA REVISTA MUNICIPAL

 
A propósito da distribuição da “Sintra Revista Municipal” feita na segunda-feira dia 2/8 pelas caixas do correio das habitações aqui na Abrunheira, revista essa que retracta aquilo que foi a actividade desenvolvida no periodo referente ao 1º Semestre de 2010.

É uma revista bem cuidada, com boa apresentação, tendo como principio informar e elucidar os munícipes do trabalho desenvolvido nas Cidades, Vilas e Freguesias do concelho, representando uma melhoria das condições de vida das populações residentes.

Até aqui, com alguma reserva em alguns assuntos, parece ser uma situação normal, agora o que já não parece ser muito normal, é que numa freguesia como a de S. Pedro de Penaferrim, com tantas carências nas mais variadas situações, com casos pontualmente assinalados e reconhecidamente confirmados, alguns deles até mais concretamente estão centrados aqui na aldeia da Abrunheira, (convém recordar mais uma vez, que a Abrunheira é o local mais populacional e industrial da freguesia), mas curiosamente esta revista não menciona nas suas páginas: 6 DESTAQUE, 8 SOCIEDADE, 14 EDUCAÇÃO, 18 ACÇÃO SOCIAL, 20 AMBIENTE, 30 OBRAS, 40 CULTURA, 57 OPINIÃO uma única linha referente a qualquer benfeitoria, evento ou acção realizada a nível da freguesia, o que nos leva a raciocinar, que afinal tudo está bem, porque se a Câmara não fez, foi porque a junta não pediu e, se não pediu é porque de certeza os seus órgãos sociais entendem que tudo aquilo que existe está bem, é bom e suficiente, chega muito bem, outra leitura disto não podemos fazer.

Tudo aquilo que conseguimos ler em toda a revista, para as actividades que se desenvolveu a nível da Freguesia, está centrado na página 53 DESPORTO, num pequeno trecho que a seguir se transcreve para melhor apreciação.

Sem qualquer dose do politicamente correcto, parece que não foi isto que ouvimos, não foi isto que foi constantemente apregoado e prometido aos munícipes e fregueses, durante o acalorado periodo de Campanha Eleitoral.

Em meu entender, a freguesia de S. Pedro é uma freguesia muito fechada, que vive mal com a descentralização, daí entender que os seus lugares e sítios deviam merecer mais atenção e respeito na forma e no tratamento dado às populações, principalmente a tudo o que se refere nas páginas 6, 8, 14, 18, 20, 30, 40, 57 da mesma revista.

Isto é apenas um reparo apartidário e sem qualquer demagogia. Ou será que sou eu que estou a ver mal? Será que não tenho razão? Será que tenho de ficar calado?

2010/08/08


2 comentários:

MAS disse...

Boa tarde,
moro na Abrunheira e não recebi essa revista, com muita pena, pois gosto de estar informada sobre o que se passa na freguesia e concelho.

Anônimo disse...

Tem razão "MAS" ao não receber a revista podia ser-lhe dada a hipótse de a adquirir na Delegação da Junta, conforme acontece com a Agenda Cultural da CMS. Seria assim se tudo estivesse bem organizado, o que não é o caso nem é muito conveniente que esteja.