quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Parabéns Luís

Luís Esteves, atleta da URCA (Atletismo) conquistou 2 medalhas, uma de OURO e outra de BRONZE nos "Special Olympics Europeans Summer Games" que decorreram de 18 a 24 de Setembro de 2010 na Polónia.

( Luís Esteves no pódio, 1.º lugar )
.
Medalha de OURO nos 5000 metros


.Medalha de BRONZE nos 1500 metros

.
( Luís Esteves com os Pais, na chegada ao aeroporto ).

As Escolas de Futebol da URCA vão prestar-lhe a merecida homenagem no dia 5 de Outubro, durante a apresentação na URCA das suas equipas de Futebol, a partir das 15:00 horas.
Esteja presente
 
Nota: Mais uma vez se verifica que a Abrunheira está à altura da maioria das aldeias do concelho. Parabéns miúdo!!!!!!!!!!!!
 

domingo, 26 de setembro de 2010

OLEÃO

Informa-se a população em geral que estão colocados na Freguesia, três oleões, nos seguintes locais:

São Pedro - Avenida Conde Sucena;

Abrunheira - Rua António Vieira (por trás do Restaurante "O Trilho");

Linhó - Avenida de Cascais, Posto de Abastecimento da TOTAL (frente ao Beloura Shopping).

domingo, 19 de setembro de 2010

Cortejo de Actividades N.ª Srª do Cabo Espichel

Tal como anunciado anteriormente, hoje realizou-se o cortejo de actividades em Sintra, integrado nos festejos da N.ª Srª do Cabo Espichel.
Fui até lá, deitar um olhinho e fiquei satisfeita, por ver a nossa terra representada, pela Associação de Idosos da Abrunheira e o futebol de formação da URCA. Pena que de tantas actividades que a URCA possui neste momento, apenas o futebol infantil tenha participado.
Mas o que participaram mostraram que por aqui ainda mora gente. Parabéns pela coragem e ousadia.
Infelizmente a minha máquina fotográfica resolveu deixar de trabalhar a meio do cortejo, logo como o mesmo estava organizado por ordem alfabética, a freguesia de S.Pedro, vinha na cauda do cortejo. Mas fica a promessa de aqui colocar fotos que irei solicitar aos intervenientes.

sábado, 18 de setembro de 2010

AVISO - JUNTA DE FREGUESIA

Aviso

A partir de 06 de Setembro de 2010, por motivos de obras e até informação em contrário, o Gabinete de Ação Social da Freguesia passará para a Delegação da Abrunheira.

Os atendimentos de Ação Social da Junta de Freguesia realizar-se-ão às 2ªs feiras, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, no mesmo local.

Pedimos desculpas pelo incómodo causado.

A Junta de Freguesia.

Artesanato e Terapias ao ar livre

A decorrer em S. Pedro (largo da feira) de 17 a 19 de Setembro, Sábado das 10h às 23h e domingo das 10h às 22h.

O Encontro de Alternativas em Sintra, junta no programa actividades tão diferentes como: palestras, teatro infantil, poesia, lançamento de livros, práticas alternativas, oficinas, concertos, dança e artesanato. A entrada é gratuita.
No Encontro de Alternativas, os interessados podem experimentar massagens e conhecer terapias que fogem à normalidade.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Festas Nossa Srª Cabo Espichel

Festas em Honra da Nª. Sª. do Cabo Espichel

Começam este fim de semana e prolongam-se até dia 29 de Setembro as Festas em Honra da Nossa Senhora do Cabo Espichel, em Sintra.
Embora o culto a N.ª S.ª do Cabo Espichel tenha origem no séc. XIII, só em 1430 foi instituído o giro entre 30 freguesias da margem norte do Tejo, com deslocação anual ao santuário do Cabo Espichel (círio saloio). No primeiro quartel do séc. XVIII desistiram quatro freguesias, pelo que o giro passou a ser constituído, até à actualidade, por 26 freguesias.

A Freguesia de Sintra (Santa Maria e S. Miguel), outrora apenas Santa Maria, recebeu festivamente e louvou N.ª S.ª do Cabo Espichel nos anos de 1460, 1490, 1520, 1550, 1580, 1610, 1640, 1670, 1700, 1727, 1753, 1779, 1805, 1831, 1857, 1883, 1908, 1933, 1959 e 1985.

Agora, de 18 a 29 de Setembro, a Freguesia de Sintra (Santa Maria e S. Miguel) volta a receber a
imagem de N.ª S.ª do Cabo Espichel. O círio, património cultural a preservar, a realizar no dia 18 de Setembro, a que se seguirá a cerimónia de acolhimento, constituirá o momento mais solene das festividades. Porém, outras cerimónias religiosas, nomeadamente a eucaristia campal presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, no Parque da Liberdade., a celebrar no dia 26, precedida da procissão, será outro importante momento religioso.

Serão, também, organizadas algumas festividades profanas como as tradicionais quermesses, no terreiro da Igreja c o - Paroquial de S. Miguel e Quinta de Santo António, onde actuarão, entre outros, diversos canconetistas, a Orquestra Ligeira do Exército, ranchos folclóricos e corais de música popular tradicional.

Entre 18 e 29 de Setembro decorrerá, ainda, o VI Cortejo Regional de Sintra, o III Desfile de “Veículos com História no Centro Histórico de Sintra”, o festival de folclore saloio “Danças e

Cantares da Nossa Terra”, um passeio de motos e ciclomotores por Sintra, entre outros.
Conheça aqui o programa integral das comemorações (e suas alterações).

Informações:

Comissão das Festas
geral@nscabo-sintra.net – Telemóvel 96 80 60 400
 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Condutor Sénior

Ora aqui está uma excelente iniciativa, agora que os reflexos são menores é sempre bom perceber que cuidados adicionais se deve ter.


"Câmara promove rastreio para condutores seniores

No âmbito do projecto “Condutor Sénior”, direccionado para condutores a partir dos 60 anos, a Câmara Municipal de Sintra vai promover, nos dias 14 e 15 de Setembro, um seminário que visa reduzir a sinistralidade rodoviária dos condutores seniores


Esta iniciativa, que surge em parceria com a Associação Zona Segura, será realizada no Palácio de Valenças e pretende esclarecer questões associadas a estes condutores, nomeadamente, estratégias de compensação que lhes permitam conduzir até o mais tarde possível, com qualidade e segurança.


Visa, ainda, identificar os principais factores condicionantes da mobilidade destes cidadãos e desenvolver soluções que possibilitem uma integração mais participativa e segura dos mesmos no meio rodoviário. Para obter mais informações deverá contactar a Divisão de Saúde e Acção Social/ Núcleo de Apoio à População Idosa, pelo telefone n.º 219236019, fax n.º 219236038 ou e-mail:nucleoidosos@cm-sintra.pt."

http://www.jornalocorreio.com


E para quando uma acção de sensibilização para os mais novos?? Depois de tirarem a carta bem que precisavam de visualizar uns filmes, principalmente sobre grandes acidentes. Talvez lhes desse outra visão.



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

URCA com futebol jovem

Se gostas de futebol inscreve-te na URCA

A União Recreativa e Cultural da Abrunheira (URCA) está a recrutar jogadores para a nova época desportiva 2010/2011. Se gostas de futebol e queres ser o próximo Luís Figo ou Cristiano Ronaldo junta-te à URCA e começa a traçar o teu destino.
As captações vão ser realizadas, nas instalações da URCA, a partir do dia 6 de Setembro para os Benjamins, de 2000/2001, para os Infantis, de 1998/1999, e para os iniciados, de 1996/1997. Para os mais pequenos, de 2002 a 2005, estão abertas as inscrições para formação.

Para mais informações contacte os números 965709387 ou 965675913 ou dirija-se à Rua Humberto Delgado, n.º 17, Abrunheira, Sintra.
 
http://www.jornalocorreio.com/
 

Transporte de Doentes H.F.F

Recebemos este e- mail bastante interessante:

"Gostaria que fizesse a publicação desta brochura no vosso Blog, acho que é do interesse de todos, a sua publicação, dado que a partir de agora todos os tranportes solicitados aos bombeiros para a Urgência do H.F.F. serão da responsabilidade dos Utentes....assim vai a saúde no nosso país....
Obrigada pela a atenção
Milva"